Chapter 2 - Introdução aos referenciais cartesianos

René Descartes foi um grande filósofo, pensador e matemático. Reza a “lenda”, que Descartes tinha uma saúde muito fraca, e passava muito do seu tempo trancado no quarto deitado. Pensa-se que um dia, ao observar um bicho que voava em seu redor, que Descartes percebeu que era possível descrever a posição do bicho utilizando diferentes combinações de números.

Até o caro leitor o pode fazer. Olhe para um dos 4 cantos do seu quarto. Irá reparar que a parede tem uma determinada altura, e determinada largura, e, se quiser localizar um determinado objeto na sua parede, podê-lo-à fazer através de um par coordenado.

fig1. Disponível em: http://cerdanyoladigital.com/imagewdb-white-wall-room.html [consultado a 5/07/2017]

Um referêncial cartesiano é um sistema de 2 dimensões (ou 3 dimensões também) constituido por eixos perpendiculares entre si. Um eixo ser perpendicular a outro significa que formam entre si um angulo de 90º, tal como as paredes do seu quarto.

O eixo do chão (o rodapé da sua sala) constitui o eixo do x, também designado como eixo das abcissas. O eixo perpendicular a esse, (mais concretamente a altura da sua sala) corresponde ao eixo dos y, também designado como eixo das ordenadas.

Um par coordenado, como já referi anteriormente, consiste na combinação dos números do eixo dos x e dos y na seguinte forma:

A : ( valor no eixo dos x , valor no eixo dos y)

Por exemplo, se olhar para a imagem da figura 1, o vértice superior do pentágono é dado pelo par cartesiano (11 , 10).

O ponto B é dado por (7 , 7).
O ponto C é dado por (8 , 3).

Seguidamente temos o referencial cartesiano em 3 dimensões. Se olhar para um dos cantos do seu quarto, observará que a imagem abaixo é semelhante, sendo o eixo dos Y a largura da sala, o eixo dos x o comprimento e o eixo dos z a altura da sala. Note agora, que independentemente da posição da sala que se encontre, que o leitor pode descrever a sua própria posição no seu quarto por um determinado par de números.

fig2. Imagem disponível em: http://www.profesordedibujo.com/index.php/videos/sistema-axonometrico/fundamentos-axonometrico.html

No referencial tridimensional, o par cartesiano toma a forma (x,y,z).

Hoje em dia considera-se ainda a existência de um quarto eixo, contudo esse só será falado um pouco mais à frente, pois a quarta dimensão está relacionada com o Tempo!

Kyle Gonçalves. 05/06/2017


Comentários